Tradições

Geral

Nos primeiros dias de cada ano, as Charolas, grupos de homens e/ou mulheres, acompanhados de instrumentos (acordeão, castanholas, pandeiretas, ferrinhos e por vezes clarinete e saxofone), actuam em Festivais em Bordeira, Santa Bárbara de Nexe e arredores, casas particulares de amigos e nos cafés da zona, entoando cantigas e lançando quadras improvisadas (“vivas”) saudando o ano novo e os amigos, num clima de amizade, alegria, solidariedade e alguma crítica social e política.

As Charolas são a manifestação cultural mais tradicional e genuína da Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, sendo únicas na região com a sua poesia popular, improviso e ausência de simbologia religiosa.

As Charolas da Terra de Nexe, em meados do século XX, atingiram os mais altos patamares da música centrada no acordeão, com a participação dos mestres acordeonistas de Bordeira, José Ferreiro Pai e João Barra Bexiga, assim como da poesia popular com a participação de grandes poetas populares como António Aleixo e Clementino Baeta.

Charolas

Igreja Matriz de Santa Bárbara de Nexe - A construção da Igreja Matriz, uma das maiores e mais importantes no Algarve rural, começou no século XIV, no lugar de uma antiga ermida já existente, onde eram relatados "milagres" e que era local de romagens regionais. Foi alvo de importantes intervenções nos séculos XVII e XVIII. É um edifício de três naves de cinco tramos, com arcos ogivais suportados por colunas. Um arco triunfal exuberantemente decorado com ramos e troncos, em puro estilo manuelino e proto-renascentista, separa a nave central da capela-mor, cuja cobertura é decorada por uma abóbada estrelada, de cinco chaves, ligadas por combados em forma de corda.

A nave virada a norte possui três capelas, com testemunhos maneiristas e possuidoras de pinturas do século XVI, retábulos de talha barroca e "rocaille".

Também se evidenciam vários revestimentos de azulejos de padronagem e um painel de azulejos figurativos que encima o arco triunfal. Ermida de Santa Catarina dos Gorjões - Templo de origem tardo-medieval (século XV), com uma única nave e capela-mor.É uma ermida de cariz popular e grande singeleza de linhas, de planta longitudinal com contrafortes e um retábulo interior oitocentista..

O acordeão em Bordeira, com grande tradição nesse sítio da Freguesia, faz desse mesmo sítio uma capital de compositores e executantes deste instrumento musical, entre os quais José Ferreiro Pai (a alma do verdadeiro corridinho e o autor do célebre corridinho "Alma Algarvia") e João Barra Bexiga (o filósofo da vida vivida e eterno romântico do acordeão).

A arte da cantaria e os trabalhos artísticos em pedra, com as referências de grandes mestres do século XX: Anicetos de Bordeira, nomeadamente Dionísio Aniceto, João Madeira e Tomás Ramos. Moinhos de vento e poços de água ancestrais.

rua igreja1 casa chamine


Mensagem do Presidente

presidente sergio
Sejam muito Bem-vindos a este espaço informativo da Nossa Freguesia de Santa Bárbara de Nexe.

A troca de informação, através de uma comunicação direta e transparente, entre a Junta de Freguesia e a sua População é essencial para o serviço do nosso Executivo. Esperamos que este espaço seja também uma motivação para quem nos queira visitar e conhecer a nossa terra, os nossos costumes e a nossa gente.

Contamos com Todos. A proximidade é para nós fundamental, para tomarmos as melhores decisões e sermos uma freguesia de referência e motivo de elogio para aqueles que por cá passaram e estímulo para quem pretende vir viver aqui.

Com humildade lutaremos para contornar as adversidades e construir a freguesia que idealizamos, mais evoluída e solidária, associada a uma boa gestão dos bens públicos e à valorização das pessoas, que para nós, são os maiores valores a defender na vida.