Tradições

Nos primeiros dias de cada ano, as Charolas, grupos de homens e/ou mulheres, acompanhados de instrumentos (acordeão, castanholas, pandeiretas, ferrinhos e por vezes clarinete e saxofone), actuam em Festivais em Bordeira, Santa Bárbara de Nexe e arredores, casas particulares de amigos e nos cafés da zona, entoando cantigas e lançando quadras improvisadas (“vivas”) saudando o ano novo e os amigos, num clima de amizade, alegria, solidariedade e alguma crítica social e política.

As Charolas são a manifestação cultural mais tradicional e genuína da Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, sendo únicas na região com a sua poesia popular, improviso e ausência de simbologia religiosa.

As Charolas da Terra de Nexe, em meados do século XX, atingiram os mais altos patamares da música centrada no acordeão, com a participação dos mestres acordeonistas de Bordeira, José Ferreiro Pai e João Barra Bexiga, assim como da poesia popular com a participação de grandes poetas populares como António Aleixo e Clementino Baeta.

Charolas

Mensagem do Presidente

presidente sergio
Sejam muito Bem-vindos a este espaço informativo da Nossa Freguesia de Santa Bárbara de Nexe.

A troca de informação, através de uma comunicação direta e transparente, entre a Junta de Freguesia e a sua População é essencial para o serviço do nosso Executivo. Esperamos que este espaço seja também uma motivação para quem nos queira visitar e conhecer a nossa terra, os nossos costumes e a nossa gente.

Contamos com Todos. A proximidade é para nós fundamental, para tomarmos as melhores decisões e sermos uma freguesia de referência e motivo de elogio para aqueles que por cá passaram e estímulo para quem pretende vir viver aqui.

Com humildade lutaremos para contornar as adversidades e construir a freguesia que idealizamos, mais evoluída e solidária, associada a uma boa gestão dos bens públicos e à valorização das pessoas, que para nós, são os maiores valores a defender na vida.